Desburocratizando a Contabilidade

Contabilidade também
é estratégico

Mapear os problemas,
identificar gaps e não ter
surpresas ruins.

PRECISO DE GESTÃO CONTÁBIL
Ícone de seta para a direita
Contabilidade também é estratégico. Mapear os problemas, identificar gaps e não ter surpresas ruins.Contabilidade também é estratégico.

Gestão contábil é um assunto que nem sempre é encarado com a seriedade que merece por muitos empresários. Trata-se de um modelo de gestão das finanças da empresa que tem como objetivo otimizar os negócios.

Em uma gestão tradicional, a contabilidade é recurso que pode servir apenas para fazer o básico, e fazem parte das tarefas itens como: calcular e pagar impostos, declarar informações ao fisco, gerenciar a folha de pagamento, fluxo de caixa, emitir notas fiscais, cuidar da escrituração contábil, do balanço patrimonial, imposto de renda, demonstrações contábeis e de outros deveres importantes ligados a receita federal.

Para que serve a gestão contábil

A gestão contábil, por sua vez, permite que a contabilidade da sua empresa, que já é importante, tenha um papel de destaque na estratégia do negócio e, se for usada de maneira inteligente, se torne uma das principais ferramentas no desenvolvimento do seu empreendimento.

Mas empresas precisam de uma boa gestão contábil se quiserem ir além disso. Elas terão controle financeiro, mas também poderão planejar futuros investimentos, mapear oportunidades de crescimento e cortar custos de forma inteligente.

Planejar futuros investimentos

Planejar futuros investimentos

A gestão contábil ajuda a calcular as despesas do momento e as futuras tendo como base não só as informações que você, empresário, normalmente fornece à sua equipe de contabilidade, mas também com informações que normalmente não caem nesse departamento.

Não importa seu nicho de negócio, empresas devem sempre ter um mínimo de gestão contábil para conseguir alavancar novas oportunidades de forma sólida. A gestão contábil te ajuda a encontrar a melhor maneira de gerenciar suas finanças de modo que não falte dinheiro para os seus objetivos, como ampliar o escritório ou contratar novos talentos.

Dessa forma, você não precisará mais encarar a contabilidade da sua empresa como um obstáculo para o crescimento, e sim como uma ferramenta que vai te ajudar na tomada de decisões, a crescer melhor e com mais responsabilidade, sem sacrificar o que você já conquistou.

Mapear oportunidades de crescimento

Com a gestão contábil, você também pode identificar oportunidades de investimento que nem passaram pela sua cabeça. Com um time de profissionais dedicado às finanças da sua empresa, fica mais fácil encontrar caminhos alternativos para avançar no mercado.

Analisando as suas despesas, obrigações fiscais e tributos a pagar, é possível encontrar maneiras de otimizar suas finanças de modo a minimizar os gastos e maximizar o retorno – tudo de forma legal, limpa, transparente e responsável.

Entre as oportunidades de crescimento estão programas de incentivo estatais, oferecidos por todas as instâncias do governo brasileiro, e que podem garantir redução de alíquotas em troca de investimentos estratégicos. No final, todo mundo ganha.

Cortar custos de forma inteligente

Todo empresário sabe que o Brasil é um país complexo no quesito impostos e que cortar despesas aparentemente irrelevantes no seu negócio vez ou outra acaba esbarrando em obrigações tributárias. O que fazer?

É aí que entra, mais uma vez, a gestão contábil. Com ela você pode otimizar suas finanças para encontrar as áreas que podem sobreviver e até prosperar com um corte de custos inteligente, que não comprometa as operações e que garanta competitividade.

Tudo depende de uma equipe profissional de assessoria contábil capaz de se dedicar de forma completa às finanças da sua empresa e ser comprometida não só com a burocracia do dia a dia, mas com o crescimento do seu negócio no médio e longo prazo.

Problemas que uma gestão contábil pode evitar.

Graças ao complexo sistema tributário brasileiro, que não só cobra impostos, mas também declarações formais em formulários e documentos de difícil compreensão, é muito fácil se descuidar e errar no preenchimento ou na declaração de alguma receita.

Entre os erros comuns está a escolha de um regime de tributação inadequado. Atualmente, os mais utilizados são o Lucro Real, Presumido e Simples Nacional. Cada um tem suas características e uma ocorrência específica de impostos que fazem toda a diferença para as finanças da sua empresa.

A falta de planejamento tributário também é um erro comum em empresas que não contam com gestão contábil. O sistema de impostos brasileiro não é apenas complexo, mas muda constantemente. Um bom planejamento significa estar atento às mudanças para não ser pego de surpresa quando elas chegarem.

Quando isso acontece, o fisco não deixa barato e aparece à sua porta para cobrar – pode ser uma multa ou até mesmo um problema mais sério com a justiça. Nenhum empresário quer tanta dor de cabeça por conta de simples burocracia, não é mesmo?

A gestão contábil permite que a contabilidade da sua empresa esteja sempre próxima dos outros times estratégicos do empreendimento, garantindo que toda receita, formulário, documento e tributo seja devidamente cuidado por uma equipe profissional de contadores com responsabilidade e confiança.

Problemas que uma gestão contábil pode evitar.

Tenha uma gestão contábil inteligente e completa.

Agradecemos a sua mensagem. Entraremos em contato em breve 😊
Ocorreu um erro ao tentar enviar sua mensagem. Tente novamente por favor 😣